Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Deus e a natureza: o que é que as várias religiões pensam sobre a natureza?

HINDUÍSMO

 O Hinduísmo é panteísta. Ele venera a Natureza, pois tudo o que existe, desde deuses, homens, animais, plantas, montanhas, bosques, rochas, energias, rios, nuvens, tempestades, etc. pertencem às inumeráveis partes do Absoluto. “O Senhor está na rocha ou na árvore e é ele que é adorado e não a simples forma exterior.”

BUDISMO

O Budismo, é uma religião defensora da Natureza. O Budismo ancestral nos convida a preservar a natureza e não consumir carne de nenhuma espécie, o que significa que os recursos ambientais tem que ser preservados assim como um profundo respeito à vida. 


JUDAÍSMO

O judaísmo ensina o respeito à natureza como criação de D’us:
“A terra é do Senhor e tudo o que há nela; o mundo e todos os que nela habitam”(Salmos 24:1). O homem, por causa do grande poder que é capaz de exercer sobre o meio-ambiente, tem a responsabilidade de tratá-lo com respeito. Ele é o procurador de D’us na terra, disse Rashi, comentando o verso do salmo 115:16: “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, Ele a deu para os filhos dos homens”.
Há ênfase especial na tradição judaica para que não se inflija qualquer sofrimento desnecessário aos animais, apesar de ser permitido o abate dos animais para a alimentação, desde que feito por um método que atenda a esse requisito. (Apesar de existirem judeus vegetarianos, o judaísmo não exige o vegetarianismo).

ISLAMISMO

Os muçulmanos acreditam que o Islamismo é mais do que uma religião. É um modo abrangente de vida, cujos ensinamentos cobrem todas as relações humanas, inclusive com o mundo natural. Tal visão, pressupõe um elo fundamental entre todos os elementos que constituem a natureza.

CRISTIANISMO

O cristianismo, é com grande pena minha, a religião que menos se interessa pela Natureza. Segundo algumas fontes, no Brasil os cristãos preocupam-se mais em propagar a Fé cristã do que a ajudar o Meio Ambiente, que devia ser prioritário, pois com o aquecimento global, cada vez mais espécies de animais se encontram em vias de extinção. 
Os animais também são criaturas de Deus, por isso, como somos cristãos, temos a obrigação de as proteger.

Sem comentários:

Enviar um comentário